Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Insónia, Amor e Cigarros vence Prémio Ficção no 1º CINESC

O filme Insónia, Amor e Cigarros, de José Pais, venceu o Prémio de Ficção no 1º FESTIVAL NACIONAL DE CURTAS INTER-ESCOLAS, que se realizou entre os dias 23 e 29 de Setembro no Cinema City Classic de Alvalade, em Lisboa.

 

A curta-metragem realizada enquanto projecto final do curso de Realização II, foi o primeiro trabalho de ficção de José Pais. A Restart esteve ainda representada nesta 1ª edição do CINESC com as curtas: Edén, Maiores de 65 e A Máquina.

 

O CINESC é organizado pela NLC – New Lineo Cinemas de Portugal, Lda., em conjunto com o Cinema City Classic de Alvalade  e visa divulgar e premiar curtas de escolas de cinema, nos seus vários genéros. O festival tem por intuito a estimulação das Escolas e dos estudantes para a dinamização da produção de curtas-metragens, de forma a contribuir para o desenvolvimento da excelência na formação das áreas artísticas de cinema e audiovisual, enquanto instrumento de desenvolvimento e afirmação da identidade cultural portuguesa.

 

 

 

Em competição estiveram escolas de cinema de Norte a Sul do país, nas diversas categorias: Ficção, Animação e Documentário.

 

Os vencedores foram:

Melhor Escola – Universidade Lusófona

Melhor Ficção – Insónia, Amor e Cigarros (RESTART)

Melhor Animação – Epilogo (ETIC)

Melhor Documentário - Alguma coisa tinha que acontecer (ESTA)

Menção Honrosa – O Encontro (Universidade Católica do Porto)

Curta mais votada pelo público – Falópio (ETIC)

 

A Restart foi ainda patrocinadora do Festival, ao atribuir o Prémio da Escolha do Público para Melhor Curta, que consistiu na oferta de 500€ em formação para a equipa vencedora, acrescidos de 500€ em meios e espaços técnicos da Restart para a captação e pós produção de uma curta-metragem.